Evento debate Preservação Digital Sistêmica

O Departamento de Ciência da Informação (Decin/CCSA/UFRN) realiza no próximo dia 14 de setembro, a conferência Preservação Digital Sistêmica – PDS: implementação, auditoria e certificação, com o professor Daniel Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir das 14h, no Canal Biblio UFRN, do YouTube .

O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas através do SIGAA. A conferência abre oportunidade para discutir e refletir sobre o documento arquivístico que já nasce digital e precisa ser resguardado a fim de permitir acesso a longo prazo do patrimônio arquivístico digital brasileiro com a manutenção da memória coletiva.

Para a professora Eliane Ferreira, coordenadora do evento, a discussão sobre PDS é importante porque amplia as discussões para além dos Banco de Dados. “A PDS compreende uma cadeia de custódia arquivística digital ininterrupta desde a criação de documentos até sua eliminação segura ou guarda permanente, ou seja, em todo o ciclo de vida do documento. Ao integralizar Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos aos Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq), a PDS serve de fonte de prova íntegra, testemunho, memória, patrimônio, direitos e cidadania plena”, registra.

A professora ainda ressalta que o evento é uma oportunidade para ampliar as discussões em torno de uma nova prática na Ciência da Informação, importante para os universitários e comunidade em geral: “Contribui para o ensino e reflexões sobre o tema que faz parte do conteúdo de disciplinas do curso de Biblioteconomia e para a posterior prática desses discentes quando se tornarem profissionais da informação. Além disso, para a sociedade em geral, será um momento para a construção de conhecimento sobre o tema, inclusive, 34 instituições já demonstraram interesse de participar”, destaca.

Daniel Flores
O conferencista é docente do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, Mestrado e Doutorado, da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A – Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa. Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Universidade de Brasília – UnB: Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia – FHETA. Representante Nacional do Brasil no Grupo de Especialistas – GE RIBEAU – Red Iberoamericana de Enseanza Archivística Universitaria de ALA – Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA).

Outras informações podem ser consultadas no SIGAA ou através do e-mail eliane.ufrn@gmail.com.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*