Economia realiza visita técnica à fazenda de plantas carnívoras 

Os alunos da disciplina Economia Agrícola I, do Departamento  de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realizaram uma visita técnica, na manhã da última terça (24), à uma floricultura na cidade de Extremoz/RN, que tem como foco a produção de plantas carnívoras. 

Durante a aula, os discentes puderam conhecer o processo de produção das plantas e relacionar à concepção de nicho de mercado do que se considera o novo rural. O professor da disciplina, Dr. João Matos, ressalta que “o objetivo da viagem foi conhecer a experiência de uma das atividades do novo movimento mundial – que já acontece aqui no Brasil e no RN – que incluem esses nichos de produção, uma forma de modernização do meio rural que engloba também o agronegócio e as novas ocupações não-agrícolas, transformando o campo em um espaço para além do setor agrícola que conhecemos”.

O aluno Silvino Brito, do 7º período do bacharelado em Economia, da Universidade, ficou surpreso pela proximidade do negócio e com os produtos peculiares. “Percebi que mesmo sendo uma fazenda, é possível observar como a tecnologia dá suporte à existência daquele negócio. Além disso há uma mistura de profundo conhecimento junto com ‘damos um jeito com o que temos’. Por fim, foi possível observar o Fator  Brasil, onde materiais que provavelmente iriam facilitar e agregar ao trabalho e negócio, acabam não sendo acessíveis devido aos altos preços”.

Silvino ainda destaca que a atividade de campo é uma oportunidade de relacionar teoria e prática: “É a segunda vez que vou em uma visita pela UFRN e agora que estou há mais tempo no curso, percebi o conteúdo que foi visto em sala juntamente com comentários e questionamentos feitos pelos professores presentes. Assim, foi possível ver com outros olhos o empreendimento ali e perceber que possui bastante margem para crescimento”.

O professor João Matos ainda enfatiza que a atividade é uma oportunidade de despertar nos alunos, a importância de trabalhar temas que envolvem o meio rural. “A maioria dos discentes de Economia vem do meio urbano e a disciplina é opcional, mas eles sempre reconhecem essas novidades, as especificidades no meio rural no mundo e no Brasil e as mudanças que estão acontecendo. Com o contato com esse novo campo, passam a ter uma nova visão que emerge, uma nova realidade. A partir daí, muitos decidem fazer seus TCCs com a temática do rural, e a gente percebe o aumento  de produções tanto na graduação quanto no Mestrado”.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*