Evento debate Política de Cotas nas universidades pública

O Departamento de Administração Pública (DAPGS) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP), do CCSA/UFRN, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade, realizam na próxima terça-feira (26), o evento Cotas nas universidades públicas: avanços, desafios e propostas, às 19h no auditório D do CCHLA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do SIGAA.

O objetivo do evento é provocar a reflexão sobre quais foram os avanços, desafios e quais seriam as propostas para melhoria da Lei nº 12.711/2012, que alterou as regras de ingresso nas universidades federais e instituiu as cotas sociais, raciais e para as pessoas com deficiência. A mesma lei previu que, após dez anos da vigência da lei, seria feita uma revisão do programa de cotas, o que significa que, este ano (2022), deve ocorrer a revisão. Isso faz do tema das cotas nas universidades mais urgente do que nunca.

A mesa redonda terá 2h de duração e contará com a exposição de Luciana Lima, professora do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN) e Renato Santos, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). O evento será coordenado e mediado por Luana Cabral, psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD/UFRN) e coordenadora adjunta do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBiJUV/UFRN), e por Heloise Stefani Nascimento da Silva, graduanda em Serviço Social pela Universidade e integrante do Observatório das Desigualdades/UFRN.

A palestra oferta 50 vagas certificadas, sendo 35 vagas destinadas ao público interno e 15 para o público externo.