Observatório das Desigualdades realiza curso sobre Desigualdades Educacionais

O Observatório das Desigualdades do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/CCSA/UFRN), promove o curso de extensão de curta duração “Desigualdades educacionais: barreiras e possibilidades para a efetivação de direitos humanos”. O evento terá carga horária total de 08 horas, e ocorrerá entre os dias 24 e 27 de janeiro, via Google Meet, no período noturno. As inscrições podem ser feitas via SIGAA.

A atividade visa iniciar participantes no debate acerca das barreiras que resultam das desigualdades educacionais no Brasil, bem como as possibilidades para enfrentá-las e, assim, promover a efetivação de direitos humanos, considerando os níveis nacional e subnacional. No total, estão sendo ofertadas 80 vagas (60 internas e 20 externas), e o curso tem como  público-alvo discentes dos cursos de Administração e Administração Pública, outros cursos da UFRN, bem como o público acadêmico de outras instituições, além da sociedade civil e movimentos sociais, governo e outras pessoas interessadas.

O evento será dividido em 4 encontros, com duração de 02 horas cada, que abordarão os seguintes temas: a atuação dos movimentos negros e feministas para o enfrentamento de desigualdades educacionais; elementos introdutórios e diagnósticos sobre desigualdades educacionais; o plano nacional de educação como ferramenta de enfrentamento às desigualdades; políticas públicas de educação.

O curso é parte integrante do projeto Observatório das Desigualdades e visa promover a integração entre a extensão e o ensino, sendo ferramenta de ampliação da aprendizagem em disciplinas ofertadas ao curso de Administração do CCSA/UFRN (Fundamentos da Administração Pública, Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Planejamento Governamental). Trata-se de uma iniciativa interdisciplinar que busca fomentar o debate acerca das desigualdades educacionais e ainda servir de subsídio para a produção técnica por parte de discentes participantes.

Além disso, a atividade ainda servirá como evento de lançamento do Dossiê das Desigualdades, produzido pelo Observatório e que é o tema unificador das aulas ministradas. O Dossiê foi desenvolvido por meio de uma atividade de extensão ofertada para discentes da Administração da UFRN que integram o Observatório das Desigualdades, e, por isso, o curso é co-organizado, coordenado e mediado por integrantes deste grupo, o que vai de encontro com a promoção do protagonismo estudantil na extensão universitária. 

A coordenadora da ação é a professora Mariana Mazzini, coordenadora do Observatório das Desigualdades e professora do DAPGS/UFRN. Para mais informações consulte as páginas do Instagram ou Facebook do Observatório, ou envie um e-mail para observadesigualdadesufrn@gmail.com.

 

Confira a programação completa do curso:

24/01/2022 às 20h40 (2 horas de duração)

TEMA: Movimentos sociais e enfrentamento às desigualdades na educação no Brasil: a contribuição dos movimentos negros e feministas.

Expositores/as:

  • Carlos Brêta, doutor em políticas públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Coordenador Regional da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro;
  • Priscilla Brito, mestra em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é assessora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFMEA).

Coordenação e mediação: Clara Carolina Candido do Nascimento e Rafaela Freire (Observatório das Desigualdades da UFRN)

 

25/01/2022 às 18h45 (2 horas de duração)

TEMA: Desigualdades na educação: aspectos introdutórios.

Expositores/as:

  • Lilia Asuca Sumiya, doutora em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professora e exerce a chefia do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/UFRN);
  • Sandra Gomes, doutora em ciências políticas pela Universidade de São Paulo (USP), é professora do Departamento de Políticas Públicas (DPP/UFRN).

Coordenação e mediação: Aline Santana Franco de Siqueira (Observatório das Desigualdades da UFRN)

 

26/01/2022 às 18h45 (2 horas de duração)

TEMA: O Plano Nacional de Educação como ferramenta de combate às desigualdades educacionais.

Expositora:

Natália de Souza Duarte, doutora e pós-doutora em política social pela Universidade de Brasília (Unb), é diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Seção do Distrito Federal ANPAE/DF), e professora colaboradora do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UnB).

Coordenação e mediação: Alexandre Barbosa (Observatório das Desigualdades da UFRN) e Jailma Fernandes (Observatório das Desigualdades da UFRN).

 

27/01/2022 às 20h40 (2 horas de duração)

TEMA: Políticas públicas em educação: limites e ações concretas para enfrentar desigualdades.

Expositor: Alexsandro Santos, doutor em Educação pela USP, é Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo/SP.

Coordenação e mediação: José Cássio da Costa Junior (Observatório das Desigualdades da UFRN).

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*