Oasis encerra atividades de popularização da Ciência em Pureza/RN

A Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis/CCSA/UFRN) realizou na última sexta (10), uma Feira de Ciências na Escola Municipal Maria do Livramento, na comunidade de Bebida Velha, zona rural de Pureza. A ação encerra o ciclo de atividades da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2021) que aconteceram durante os meses de novembro e dezembro nos municípios de Ceará Mirim e Pureza. 

Durante a feira, os estudantes apresentaram pesquisas em torno do meio ambiente local, fauna e flora, assim como a produção da agricultura familiar da comunidade. Um dos exemplos apresentados, foi o trabalho da turma do 3º ano do ensino fundamental, que pesquisou sobre as plantas medicinais e descobriu que cidreira, capim santo e mastruz são as ervas mais utilizadas pela população local para cura de doenças ou para amenizar sintomas.

Francisca Celma, diretora da Escola, destaca que o objetivo da ação é “além de promover a educação e os aspectos científicos, integrar a escola à comunidade e apresentar aos estudantes as potencialidades do município, para que percebam que é possível viver no interior e ter qualidade de vida, desde que possamos trabalhar as potencialidades que temos de melhor em nossa comunidade. Nesse contexto, a UFRN contribui conosco para incentivar a pesquisa em nossos alunos e é uma perspectiva para que eles avancem na vida acadêmica”.

Outro destaque da mostra foi uma sala temática sobre Astronomia com cartazes, maquetes e produtos audiovisuais, em uma sala ambientada para lembrar o espaço sideral,  organizada pela turma do 8º ano. O estudante Arielisson Nunes é um apaixonado pelos temas que envolvem o universo e convenceu sua turma a trabalhar química e as ciências espaciais: “nosso objetivo é levar esse tipo de informação para as pessoas de nossa comunidade já que aqui muitos não conhecem e, assim, passem a se interessar mais pela astronomia que pode parecer chata, mas é muito fascinante”.

A parceria com a UFRN faz parte do projeto “Transversalidade da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável: iniciação científica júnior e inovações na educação do campo à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e aconteceu nas escolas municipais Virgílio Luiz e Ary Alecrim Pacheco (Ceará-Mirim) e Maria do Livramento (Pureza). O objetivo principal é fomentar educação contextualizada por meio de pesquisa-ação em ambientes escolares e divulgação científica, baseadas na transversalidade da ciência e na aplicação de tecnologias sociais na agricultura familiar buscando  a superação de vulnerabilidades socioeconômicas. A Oasis organizou, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, debates sobre educação superior, ações de promoção do meio-ambiente e atividades de mostra de iniciação científica júnior integradas à feira e exposição de produtos da agricultura familiar.

Para o professor Washington de Sousa, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), coordenador do projeto, “mesmo com o contexto de pandemia, podemos avaliar que o resultado foi muito bom e deu para ver os resultados em cada escola que passamos. Aqui em Bebida Velha, já é nosso segundo ano e percebemos o avanço dos trabalhos e empenho de toda comunidade que está mais presente na escola e os alunos cada vez mais ligados à sua cultura, alinhados aos aspectos científico-pedagógicos – cumprimos nossa missão!”.

A feira de ciências também se tornou uma feira livre com apoio da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha (Coopabev) e de outros parceiros locais que fizeram doação de frutas, verduras, mudas de plantas  e outros produtos que foram vendidos a preços populares e os valores serão convertidos para confraternização de fim de ano da comunidade escolar.

Confira os cliques das ações e outras atividades da Oasis no Instagram.

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*