A equipe de coordenação do projeto Brasil, essa é nossa praia, parceria entre a UFRN e o Ministério do Turismo (MTUR), participou durante o período de 5 a 10 deste mês, das oficinas do Projeto Orla, no município de Angra dos Reis (RJ). Iniciada em 2020 e interrompida devido à pandemia, a iniciativa será continuada pela equipe do projeto da Universidade e tem o objetivo de harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e de turismo no cuidado com os espaços litorâneos, de forma a garantir o cumprimento da função socioambiental e econômica dos locais.
As oficinas, promovidas em formato híbrido (online e presencial), foram realizadas pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e acompanhada pelos professores do Departamento de Turismo (Detur), Leilianne Barreto, Ricardo Lanzarini, Michel Vieira e Stella Sousa, do projeto Brasil essa é a nossa praia.
O grupo realizou visitas técnicas no município, e participou das oficinas com o objetivo de sistematizar as metodologias que serão repassadas para os demais municípios selecionados para participarem do projeto em 2022 – clique aqui para conferir a lista. Para a professora Leilianne Barreto, coordenadora do projeto, a equipe pôde “conhecer, na prática e aprender um pouco mais sobre a metodologia do Projeto Orla além de contribuir com as discussões sobre turismo durante as oficinas, sendo uma contribuição central ao projeto trazida pela atuação do Ministério do Turismo e importante para as próximas etapas”.
PARCERIA
Angra dos Reis é um dos municípios selecionados para o projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, desenvolvido pelo MTur em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As localidades envolvidas fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, nas categorias A, B e C, e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades do projeto serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.
A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, promovido pelo governo federal. Trata-se de uma ação de planejamento e de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local. Os municípios, a partir da aplicação da metodologia definida, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefícios socioeconômicos aos destinos turísticos. Os espaços incorporam normas ambientais à política de regulamentação do uso dos terrenos de Marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.
Confira abaixo os links para o acompanhamento das reuniões:
6/12/2021 – https://youtu.be/_uc5UAzpVsc
7/12/2021 – https://youtu.be/EbPGVqPlEhY
8/12/2021 – https://youtu.be/faHXbto8Fk8
9/12/2021 – https://youtu.be/p7bBU6OAqqc
10/12/2021 – https://youtu.be/P1vOWC4ZThQ
0 Comments