Professores lançam livro sobre representação feminina na política

Os professores Daniel Monteiro da Silva, do Departamento de Direito Processual e Propedêutica (Depro), da UFRN e Eneida Desiree Salgado, do Departamento de Direito Público, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicaram o livro “Representação política feminina e campanhas eleitorais de mulheres – Observações sobre as eleições de 2020 em Curitiba e em Natal”.

 

A obra tem dez capítulos de 12 pesquisadores, divididos em duas partes: Olhares sobre as eleições de 2020 e Reflexões sobre a representatividade feminina. A organização é do Núcleo de Investigações Constitucionais (NINC/UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral (GPDE/UFRN), Editora Ithala e Instituto Novo Eleitoral (INE). No livro, são apresentados alguns resultados dos estudos realizados pelos grupos para provocar uma ação no sentido de afastar os filtros normativos e culturais para a representação das minorias na política brasileira.

 

Segundo o professor Daniel Monteiro, “A importância da obra é revelar, mediante dados concretos, a sub-representação feminina na política brasileira, em especial, nos parlamentos municipais de Curitiba/PR e Natal/RN; além de fornecer um vasto banco de dados para que integrantes de outras pesquisas possam utilizá-los, de modo a levar luz para esse grave problema social.”

 

O livro tem como público-alvo, jornalistas, estudantes, advogados, servidores, membros do ministério público e da Magistratura, cidadãos, assessores, políticos, pré-candidatos e demais interessados e já pode ser adquirido no site da Editora Íthala. O evento de lançamento com debate entre os autores e convidados ocorreu em formato remoto e pode ser acessado pelo YouTube no canal do Instituto Novo Eleitoral.

 

ORGANIZADORES

Eneida Desiree Salgado é doutora em Direito Público, professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral da UFPR, pesquisadora líder do NINC, coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres e advogada. Daniel Monteiro da Silva é doutorando em Direito do Estado pela UFPR, mestre em Direito Constitucional pela UFRN, professor adjunto III-UFRN, pesquisador do Núcleo de Investigações Constitucionais (NINC-UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral (GPDE-UFRN), cofundador do Instituto Potiguar de Direito Eleitoral (IPDE-RN), membro da  Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e advogado eleitoralista.

 

Conheça o perfil dos demais pesquisadores através deste link.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*