Incubadora Oasis realiza ações de popularização da Ciência em cidades do interior

A Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis/CCSA/UFRN) realiza de 25 de novembro a 17 de dezembro, atividades nos municípios de Ceará Mirim, Pureza, João Câmara e São Paulo do Potengi, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2021), através da Chamada Pública CNPq/MCTI Nº 06/2021.

 O projeto foi intitulado “Transversalidade da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável: iniciação científica júnior e inovações na educação do campo à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e será executado nas seguintes escolas municipais: Virgílio Luiz (comunidade de Matas/Ceará-Mirim) no dia 25 de novembro, Ary Alecrim Pacheco (Assentamento São José de Pedregulho/Ceará-Mirim) no dia 3 de dezembro, Maria do Livramento (comunidade de Bebida Velha/Pureza) no dia 10 de dezembro e Francisco Silva do Nascimento (na comunidade indígena do Amarelão/João Câmara) no dia 17 de dezembro. Está em andamento conversa da equipe Oasis para participação da Escola Estadual Dinarte Mariz, no município de São Paulo do Potengi.

A ação tem o objetivo de fomentar educação contextualizada por meio de pesquisa-ação em ambientes escolares e divulgação científica, baseadas na transversalidade da ciência e na aplicação de tecnologias sociais na agricultura familiar buscando  a superação de vulnerabilidades socioeconômicas. A Oasis organiza, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, atividades de mostra de iniciação científica júnior integradas à feira e exposição de produtos da agricultura familiar.

As ações envolvem alunos e a comunidade, como no caso da Escola Municipal Maria do Livramento, em Pureza. No evento do dia 10 de dezembro, a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha (Coopabev) já confirmou participação. Parceiros como organizações produtivas locais da agricultura familiar também devem participar nas demais escolas.

A SNCT é realizada pela Coordenação de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. Em 2021, a Semana acontece em 306 municípios, com 4700 atividades cadastradas por 154 instituições. Outras informações sobre a SNCT estão disponíveis em https://snct.mctic.gov.br

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*