A professora Gabrielle Tanus, do Departamento de Ciência da Informação (Decin), participou da organização do livro “Práticas Informacionais em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas”. A obra foi lançada na última terça (19) e é organizada em parceria com as professoras Jaciny Rocha, da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO), e Christina Berti, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O livro é gratuito e pode ser baixado gratuitamente no site do Selo Nyota.
Esse é o primeiro livro que busca organizar trabalhos de autores nacionais sobre as práticas informacionais e conta com a contribuição de pesquisadores que têm se destacado nos estudos dos conceitos de usos, usuários e práticas de informação, servindo de referências na perspectiva epistemológica da revisão conceitual de teorias e modelos das Ciências Sociais e Humanas aplicados à leitura dos fenômenos informacionais.
A produção é composta por dezessete capítulos escritos por pesquisadores de diversas instituições: UFRN, UEL, UNIRIO, Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de apresentar um prefácio da professora Regina Marteleto, vinculada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e posfácio do professor Carlos Alberto Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo a professora Gabrielle Tanus, o livro deve enriquecer os debates por trazer uma diversidade de aportes conceituais e teóricos das ciências sociais e humanas para a construção de pesquisas que se voltam para as práticas informacionais, estas que assumem também uma diversidade de ambiências e problematizações: “Desejamos que esse livro possa fortalecer ainda mais as reflexões, o diálogo e a construção do pensamento a partir da exposição teórica proposta neste livro que versa sobre as práticas informacionais localizadas no campo da Ciência da Informação”.
O evento de lançamento com participação das organizadoras pode ser conferido no canal do YouTube do Selo, neste link.
0 Comments