O Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA), em parceria com a Coordenação do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza de 18 a 22 de outubro, a BiblioWeek. Neste semestre, o evento terá como tema central: “Biblioteconomia: políticas públicas, inclusão e diversidade”, sendo inteiramente online e com inscrições via SIGAA.
Com o objetivo de integrar os novos estudantes do curso com os veteranos, a programação conta com a apresentações da coordenação, dos professores e da Biblioteca Central Zila Mamede, além de palestras e discussões sobre temas no campo da biblioteconomia, com transmissão pelos Canais Biblio UFRN e do CAZMA, no Youtube. Edição da BiblioWeek também homenageia o centenário de Paulo Freire.
A programação ainda contará com três oficinas abertas aos estudantes do curso, com os temas: Como usar o Notion?, com Amanda Fonseca, graduanda em bibliotecária pela UFRN; Como elaborar o Currículo Lattes? proferida pelo bibliotecário Mário Gaudêncio, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); e Construção de mapas conceituais e a representação do conhecimento, com Wagner Oliveira de Medeiros, Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). . As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas através do SIGAA, e as atividades acontecerão via Google Meet com link enviado para os inscritos.
Outras informações podem ser consultadas através do e-mail e.cazma@gmail.com, Instagram ou Facebook do CAZMA.
Confira a programação completa:
DIA 18/10 (segunda-feira): Abertura da BiblioWeek 2021.2
13h30
Apresentação do curso e dos professores (Gabrielle Tanus, Nancy Sánchez Tarragó, Laerte Adler, UFRN);
Apresentação da Biblioteca Central Zila Mamede (Magnólia Andrade, BCZM/UFRN);
Apresentação do Conselho Regional de Biblioteconomia (Kilvya Braga, CRB-15);
Apresentação do Centro Acadêmico Zila Mamede (Sulamita Oliveira e Antônia Danielle, CAZMA/UFRN);
Mediadora: Gabrielle Francinne Tanus
Transmissão via canal do YouTube
15h30
Conferência de abertura: Advocacy do que estamos falando?
Palestrante: Adriana Ferrari (FEBAB)
Mediadora: Luciana de Albuquerque Moreira (UFRN)
Transmissão via canal do YouTube
DIA 19/10 (terça-feira): Você conhece a PROAE, SIA e NADIS?
13h30
Apresentação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Jéssica Maia, PROAE);
Apresentação da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (Danielle Garcia, SIA);
Apresentação do Núcleo de Apoio ao Discente (NADIS)
Estratégias de estudo no ensino remoto
Palestrantes: Késia Melo e Telma Silva
Mediadora: Nancy Sanchez Tarragó
Transmissão via canal do YouTube
15h30
Mesa redonda: Inclusão e Acessibilidade (In)acessibilidade em bibliotecas
Palestrante: Janicy Rocha (UNIRIO)
Laboratório de Acessibilidade da UFRN
Palestrante: Érica Simony Fernandes de M. Guerra (UFRN)
Mediador: Fernando Luiz Vechiato (UFRN)
Transmissão via canal do YouTube
DIA 20/10 (quarta-feira): Mesa redonda: Políticas públicas: livro, leitura, literatura e bibliotecas
13h30
Palestrantes: Ricardo Queiroz (Bibliotecário, Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo), Carlos Wellington Soares Martins (Bibliotecário, UFMA), Gilvanedja Mendes (Bibliotecária, APBPB).
Mediadora: Gabrielle Francinne Tanus (UFRN)
Transmissão via canal do YouTube
DIA 21/10 (quinta-feira): BiblioEncontro e oficinas
13h30
BiblioEncontro – ação do CAZMA
Transmissão via Canal do CAZMA – YouTube
14h30
Oficinas:
Como usar o Notion? (Amanda Fonseca, UFRN);
Como elaborar o Currículo Lattes? (Mário Gaudêncio, UFERSA);
Construção de mapas conceituais e a representação do conhecimento (Wagner Oliveira de Medeiros, UFRN).
OBS.: Transmissão via Google meet (link será enviado posteriormente aos alunos inscritos nas oficinas).
DIA 22/10 (sexta-feira): Atividades específicas para concluintes de Biblioteconomia.
13h30
Estágio obrigatório (Professora Drª Nancy Sánchez Tarragó);
Trabalho de Conclusão de Curso (Professora Drª Mônica Gallotti);
OBS.: Transmissão via Google meet (link será enviado posteriormente aos alunos matriculados nas atividades específicas).
0 Comments