Boletim traz reflexões sobre desigualdades no mercado de trabalho

O Observatório das Desigualdades, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou a segunda edição do Boletim Observa Desigualdades, em versão digital, disponível neste link. Com 47 páginas, o foco deste segundo volume são as desigualdades no mercado de trabalho, e reflexões a partir do 2º Conversatório “Descomplicando Gênero e Sexualidades: a contribuição dos Movimentos LGBTQI+”.

Um dos destaques desta edição é o artigo Mercado de trabalho no Brasil e no Rio Grande do Norte: um retrato de desigualdades, que apresenta os dados mais recentes sobre o mercado de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/primeiro trimestre de 2021). De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2021, a taxa de desocupação brasileira no primeiro trimestre de 2021 foi expressivamente maior para as mulheres (17,9%) do que para os homens (12,2%). O artigo ainda aborda as desigualdades na taxa de desocupação por cor ou raça, informalidade de trabalhadores, contribuição para previdência.

“Esperamos, com o boletim, despertar o interesse da comunidade universitária no engajamento em ações para enfrentar desigualdades. Mas não apenas. Esperamos também que ele seja uma leitura útil para movimentos sociais e pessoas que atuem na gestão pública”, declara Mariana Mazzini, coordenadora do Observatório das Desigualdades e professora do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), da UFRN.

O Observa Desigualdades é organizado em três grandes seções com colaboração da equipe equipe do Observatório e convidados: Monitorando desigualdades: é a seção dedicada a um panorama dos indicadores sociais sobre desigualdades, olhando para o Brasil, Nordeste e, sempre que possível, para o RN; Palavra Solta: pensando sobre desigualdades, tem como objetivo compartilhar problematizações construídas a partir de cursos e eventos do Observatório; e Farol, apresenta informações sobre o que aconteceu e o que vai acontecer no Observatório, datas importantes e dicas culturais. As dicas, nesta edição, são dedicadas aos Movimentos LGBTQI+.  

O Boletim é produzido por discentes do curso de Administração da UFRN, por meio de uma atividade de extensão orientada pela professora Mariana Mazzini, contando ainda, com a contribuição de especialistas convidadas de diferentes áreas do conhecimento, a depender do tema abordado. Trata-se de uma produção do Observatório das Desigualdades em parceria com o DAPGS (CCSA/UFRN), a Secretaria de Educação à Distância (Sedis), da UFRN, e o IBGE/RN. A publicação ainda tem apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Editora Universitária da UFRN, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN) e Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Os autores desta edição são: Ana Raquel Cavalcante de Lima Cassiano, José Bezerra Marques Trovão, Clara Carolina Cândido do Nascimento, Kyara Maria de Almeida Vieira, Luana Junqueira Dias Myrrha, Mariana Carla Pontes Silva, Mariana Mazzini Marcondes e Rafaela da Silva Freire.

Conheça mais sobre o Observatório das Desigualdades no site, Instagram, Facebook ou canal no YouTube.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*