Aluno de Economia fica entre 10 melhores em gincana nacional

O estudante Wesley Marques, da graduação em Ciências Econômicas (CCSA/UFRN), ficou em 7º lugar na classificação final da X Gincana Nacional de Economia, realizada nos dias 6 e 7 de setembro de 2021, de forma virtual – confira o resultado.  O evento é organizado pelo Conselho Federal de Economia (Confecon), em parceria com os Conselhos Regionais da classe e envolve estudantes de graduação de todo país.

Esta foi a primeira vez que Wesley participou da competição e avalia que foi um importante momento de aprendizado: “Além de nos expor a um ambiente competitivo muito sadio e criativo, me permitiu utilizar o conhecimento adquirido nas disciplinas de uma maneira mais holística do que estou acostumado em sala de aula – inúmeras vezes precisei utilizar conceitos de várias disciplinas para resolver um único problema – além do fato de exigir a elaboração de estratégias e saber fazer leituras tanto dos jogos como dos competidores. Isso tudo foi extremamente enriquecedor”. 

A competição tem o objetivo de estimular a integração entre as Instituições de Ensino de Ciências Econômicas e seus alunos de Economia, desenvolver e aplicar os conceitos econômicos, conciliando a prática com a teoria, possibilitar aos participantes uma simulação na administração restrita de variáveis macroeconômicas, além de proporcionar envolvimento dos estudantes de Economia com as atividades do Sistema Cofecon/Corecons.

Ao contrário de edições anteriores, quando a competição era disputada em duplas, a pandemia e a necessidade do isolamento social fizeram com que a disputa ocorresse de forma individual. A Gincana Nacional de Economia é disputada desde 2011 e realizada de forma paralela ao principal evento do Sistema Cofecon/Corecons no ano – em 2020, devido ao cancelamento do Simpósio, a Gincana também foi cancelada, retomada este ano ainda de forma virtual, o que também possibilitou uma participação dos estudantes na competição.  Outras informações sobre o evento, no site: https://gincana.cofecon.org.br

Nós entrevistamos o estudante que nos contou detalhes da competição:

CCSA – Como você avalia a realização da Gincana?
A gincana de economia, organizada pelo Cofecon junto aos conselhos regionais de economia, é uma forma, ao meu ver, bastante dinâmica de realizar conexões entre os estudantes de várias regiões do país. Além de nos expor a um ambiente competitivo muito sadio e criativo; me permitiu utilizar o conhecimento adquirido nas disciplinas de uma maneira mais holística do que estou acostumado em sala de aula. Inúmeras vezes precisei utilizar conceitos de várias disciplinas para resolver um único problema. Além do fato de exigir a elaboração de estratégias e saber fazer leituras tanto dos jogos como dos competidores. E isso foi extremamente enriquecedor. 

CCSA – Essa foi sua primeira vez na competição?
Sim, foi minha primeira participação na gincana nacional. Esse ano tivemos a facilidade da competição ser individual e à distância, isso ajudou. Ao contrário de outras universidades, não temos muita tradição competitiva. Alguns participantes já competiram mais de uma vez.  No entanto, essa foi a primeira vez dos jogos em formato online. Creio que isso nivelou um pouco os participantes. 

CCSA – Como aconteceu a etapa regional?
A etapa regional foi de caráter classificatória e consistia em um jogo de cartas com perguntas dos mais variados temas. Além do conhecimento necessário para responder de forma correta era necessário ter atenção na pontuação e saber escolher quais cartas responder e quais deveriam ser descartadas. Além disso, tinha o fator sorte no jogo, o jogador poderia “puxar” cartas que reduzissem seus pontos – Algo que ocorreu com bastante frequência no meu caso. A segunda etapa foi a produção de um vídeo curto analisando os impactos da pandemia na economia do Estado. 

CCSA – Como você avalia o resultado final? 
Na etapa de classificação para a final fiquei em terceiro lugar, estava certo que as estratégias que vinha usando -Alguns percebidas e elogiadas pelo professor organizador- seriam suficientes para me manter entre os quatro primeiros colocados. No entanto, no último jogo, de mercado imobiliário, fiz uma compra acima do valor de mercado. Mesmo conseguindo ser o jogador com a maior taxa de rendimento, isso não me garantiu um retorno bom suficiente para cobrir minha largada.

Contudo, minha colocação foi bastante satisfatória. Não imaginava que conseguiria a classificação entre os dez primeiros. Além da diversão dos jogos houve muita troca de conhecimento entre os participantes, desde as estratégias que cada um utilizou até questões relacionadas à formação e objetivos particulares. Uma verdadeira conexão de pessoas.

CCSA – O que significa estar entre os 10 melhores do país?
Mais do que uma conquista e avaliação de minha capacidade pessoal, gostaria que minha posição incentivasse outros alunos a participar e se comprometerem com esse tipo de evento. Esses ambientes são ricos em intercâmbios e contribuem fortemente para o reconhecimento de nosso curso diante dos pares. Além disso, uma cultura de competição integra mais os alunos do próprio curso – agradeço a ajuda dos meus colegas, que me auxiliaram com material de estudo e apoio para a competição .

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*