O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD), da UFRN, em parceria com o Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Laboratório DigiLabour, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) disponibilizaram a palestra “Automação e o Futuro do Trabalho”, terceira do Seminário Internacional “Automação e Digitalização no Capitalismo Contemporâneo”. O evento está disponível no Canal do GEPD, no YouTube.
A palestra foi proferida por Aaron Benanav, historiador econômico, teórico social e pós-doutorando na Universidade Humboldt de Berlim e autor do livro recém-lançado “Automação e o Futuro do Trabalho”. O público já pode assisti-la através deste link e também poder acessar o material da apresentação traduzido e o original nesta página.
A iniciativa busca promover o debate de alto nível sobre temas-chave associados à difusão e ao desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação no capitalismo contemporâneo. Com a presença de pesquisadores de destaque das áreas das ciências sociais aplicadas e das ciências humanas, o seminário está acessível com legendas em português e inglês editadas pela equipe organizadora. Além disso, os áudios originais em inglês também estão disponíveis para serem ouvidos no podcast Intelecto Geral, e os materiais utilizados nas apresentações podem ser acessados no site do NETS.
Confira os próximos encontros:
15/07 – “Ciberguerra e Revolução: Subterfúgio Digital no Capitalismo Global”
Svitlana Matvyenko (Universidade Simon Fraser)
12/08 – “Karl Marx sobre a Tecnologia e a Alienação”
Amy Wendling (Universidade Creighton)
09/09 – “Capitalismo, Poder e Inovação: Capitalismo Monopolista Intelectual Desvelado”
Cecilia Rikap (Universidade de Paris/Universidade de Tecnologia de Compiègne)
07/10 – “A Economia Política dos Buscadores”
Rodrigo Ochigame (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT)
04/11 – “Digitalização como força distributiva: sobre o que há de novo no capitalismo digital”
Sabine Pfeiffer (Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg)
0 Comments