O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza na próxima segunda-feira (07) das 19h às 22h, uma solenidade de implantação do curso de Administração Pública. A cerimônia virtual, contará com a presença do reitor José Daniel Diniz Melo, e será transmitida pelo YouTube.
A programação conta com uma aula inaugural “Formação em Administração Pública no Brasil: perspectivas para o ensino de graduação na área”, ministrada pelo professor Dr. Fernando Coelho da Universidade de São Paulo (USP).
SOBRE O CURSO
Preocupados com a situação econômica de muitos brasileiros, professores do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), do CCSA, decidiram elaborar a proposta do primeiro Bacharelado em Administração Pública, na modalidade presencial, no Rio Grande do Norte.
O curso foi aprovado no último dia 23 de fevereiro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFRN), e ofertou 40 vagas em única entrada anual no turno noturno, com ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, com primeiro ingresso já no semestre 2021.1.
O novo curso traz uma proposta pedagógica inovadora, ligada aos problemas públicos das realidades local e nacional e será de responsabilidade do CCSA, com estrutura para salas de aulas, biblioteca, laboratórios e espaços de atendimento aos alunos e professores, além de contar com a parceria de outros seis departamentos acadêmicos da Universidade. Os docentes também têm experiência nas áreas que envolvem o curso, inclusive, ligados, em sua maioria, ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP/UFRN), que há mais de 10 anos promove a formação, em nível de Mestrado, de gestores públicos de inúmeras instituições de todo o Brasil.
Para o professor Fábio Resende, coordenador do curso, a importância da oferta da nova graduação na área de Administração Pública é imensurável por proporcionar ganhos coletivos para toda a sociedade: “Está cada vez mais claro que, para enfrentar os problemas da desigualdade e todos os outros que nos assolam enquanto sociedade, nós precisamos de uma boa administração pública em todas as esferas de governo, e nosso curso vem contribuir diretamente na gestão, na assessoria das organizações públicas, da administração pública direta, indireta, para estatais, organizações da sociedade civil em geral”.
O curso é organizado em 3.000 horas/aula distribuídas em quatro eixos formativos: Formação Básica em Humanidades e Conhecimento Científico; Formação Profissional em funções gerenciais e áreas funcionais; Formação Profissional em Planejamento Governamental, Finanças Públicas, Controle e Inovação no Setor Público; e Formação Profissional em Relações Estado e Sociedade Civil – com tempo médio de integralização estipulado em 8 semestres.
0 Comments