Observatório das Desigualdades publica Relatório contendo a 1° edição do Glossário das Desigualdades

O Observatório das Desigualdades do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, lançou seu Relatório Anual 2020, que conta com a apresentação do balanço das atividades e a 1° edição do Glossário das Desigualdades.

Ao longo do ano passado, o Projeto desenvolveu e sistematizou uma pesquisa com o propósito de diagnosticar boas práticas, utilizadas por Observatórios do Brasil e do mundo. Dessa pesquisa e da discussão com movimentos sociais, surgiu o plano de ação para o triênio e a ideia de criação do Glossário, com a explicação de termos utilizados no debate de algumas temáticas.

O Glossário reúne verbetes sobre conceitos fundamentais para entender e transformar as desigualdades, incluindo ações públicas para o enfrentamento e noções sobre movimentos sociais. O Grupo desenvolveu produções audiovisuais para introduzir as definições dos verbetes que, depois, foram transformadas em textos e em sugestões de leituras. Os áudios e vídeos podem ser encontrados no site, assim como no Canal do Youtube do Observatório.

Mariana Mazzini, professora e coordenadora do Projeto, explica a importância de realizar um trabalho como o Glossário, que tem como base a cocriação e a interdisciplinaridade. “Chamamos pessoas para colaborarem, da UFRN e de outras universidades, das mais diversas áreas. Mas além disso, para nós, é muito importante que no Observatório, as produções de conhecimento não sejam apenas acadêmicas, então a gente convidou também pessoas que atuam nos mais diversos movimentos para contribuir”, compartilha.

Com o intuito de alcançar o máximo de pessoas possível, Mazzini ressalta a necessidade de produzir um material que “possa ser utilizado por toda a sociedade, e inclusive, pelo Estado”. Acrescenta ainda que o material disponível ao público no site e nas redes sociais, pode ser amplamente utilizado em projetos de ensino e pesquisa, o que contribui para a indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão, característicos da Instituição.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*