Debate sobre Capitalismo e Crise Ambiental abre Seminário do GEPD

O Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD), do Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza o V Seminário do GEPD, a partir de amanhã, 4, às 17h, através do canal do Youtube do Grupo. O evento é aberto ao público e, para aqueles que precisarem ou desejarem certificado, as inscrições podem ser feitas pelo Sigaa.

Na primeira mesa, o debate “Capitalismo e crise ambiental” acontece com a participação do professor Luiz Marques, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e de Henri Acselrad, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mediação do professor José Luiz de Attayde, do Departamento de Ecologia (DECOL), da UFRN.

A programação segue no dia Mesa 11 de novembro com a mesa “Plataformização e educação: o ensino remoto nas universidades”, também às 17h, no Youtube do Grupo. Participam do debate, a professora Olinda Evangelista, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Alexandre Marinho Pimenta, do Núcleo de Pesquisa em Economia, Sociedade e Tecnologia (NEST), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com mediação da professora Esther Majerowicz, do Depec (UFRN).

No terceiro encontro, o debate “Plataformas digitais, mundo do trabalho e desigualdades”, no dia 18 de novembro, às 17h, no Youtube. A mesa será composta pelos professores Ludmila Costhek Abílio, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), da Unicamp, e Rafael do Nascimento Grohmann, do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mediada pelo professor Cassiano Trovão, do Depec (UFRN).

A partir da problematização da experiência vivida pela pandemia do coronavírus, o seminário busca questionar sobre as crises ambientais provocadas pelo capitalismo e como esse responde às crises, situando o desenvolvimento das tecnologias digitais na promoção de transformações nos serviços públicos e no mundo trabalho, aumentando a precarização em ambas as esferas.

Confira a programação completa:

Dia 04/11/2020 – 17h
Mesa 1: Capitalismo e crise ambiental
Debatedores:
Luiz Marques (IFCH/Unicamp)
Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ)
Mediação: José Luiz de Attayde (DECOL/UFRN)

Dia 11/11/2020 – 17h
Mesa 2: Plataformização e educação: o ensino remoto nas universidades
Debatedores:
Olinda Evangelista (PPGE/UFSC) 
Alexandre Marinho Pimenta (SEEDF e NETS/UFC)
Mediação: Esther Majerowicz (DEPEC/UFRN)

Dia 18/11/2020 – 17h
Mesa 3: Plataformas digitais, mundo do trabalho e desigualdades
Debatedores:
Ludmila Costhek Abílio (CESIT/Unicamp)
Rafael do Nascimento Grohmann (PPGCC/Unisinos)
Mediação: Cassiano Trovão (DEPEC/UFRN)

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*