Produção Acadêmica

Aqui, você vai encontrar uma lista de publicações de professores de nossos departamentos:

24/10/2020
E-book: VIOLÊNCIAS, VULNERABILIDADES E VIOLAÇÃO DE DIREITOS VOLUME I

E-book: VIOLÊNCIAS: EPISTEMOLOGIAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO VOLUME II

Organizadoras:
Carla Montefusco (Desso/UFRN)
Izaura Rodrigues Nascimento (UEA)
Lucilene Ferreira de Melo (UFAM)

Sinopse:
A pesquisa reflete a partir, da perspectiva da inovação, estratégias de prevenção e enfrentamento aos homicídios intrafamiliares no Estado do Amazonas (2010 – 2015). Os objetivos específicos foram: mapear os processos de homicídios intrafamiliares tentados e consumados; contextualizar a violência motivadora dos homicídios a partir das relações socioeconômicas e culturais; descrever o cenário político-institucional de prevenção e enfrentamento aos homicídios intrafamiliares; e, sinalizar as estratégias inovadoras na prevenção e redução dos homicídios tentados e consumados.

A publicação traz alguns dos resultados de pesquisa guarda-chuva financiada pelo CNPq denominada “Homicídios Intrafamiliares Julgados no Estado do Amazonas nos anos de 2010 a 2015” e de seus subprojetos, que contaram com o apoio da CAPES e da FAPEAM. Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a violência letal, oriunda de violência intrafamiliar, a pesquisa foi desenvolvida por meio da parceria entre pesquisadoras/es dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas, em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Baixe os livros gratuitamente:
Volume 1
Volume 2

20/10/2020
E-book: Constituição e Emoções: medo, vergonha, raiva, felicidade
Fabiano Mendonça

Sinopse:
As emoções representam uma dimensão da vida humana que inevitavelmente se espraia pelo Direito, tanto como objeto, quanto como causa de normas jurídicas. Ignorá-las é estar alheio ao vendaval de paixões que proverbialmente atravessa a faina dos agentes jurídicos. É fundamental conhecer integralmente o que subjaz ao humano no debate constitucional, sem motivo para receios, tabus ou mitos.

Clique aqui para adquirir no site da Amazon.

17/10/2020
Nossos professore Fabrício Germano e Yanko Xavier, do Departamento de Direito Processual e Propedêutica, organizaram o livro Defesa administrativa do consumidor, junto com o pesquisador Juan Manuel Gardeta.

A obra possui Capítulos específicos abordando os seguintes temas relacionados à defesa administrativa do consumidor: arbitragem na resolução de conflitos de consumo, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), PROCONs, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – representando as agências reguladoras –, Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Ministério Público, associações civis, plataformas virtuais e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) .
O livro está à venda no site Clube de Autores: https://buff.ly/352bWIZ

15/10/2020
“Estrategias económico alternativas en América Latina: ¿prácticas de resistencia instrumentos de transformación?”

Publicação do professor Roberto Silva, do Departamento de Serviço Social (Desso/UFRN), em parceria com a professora Ronalda Silva, da UFBA. O artigo está no e-book “Políticas públicas, estrategias económico alternativas y derechos económicos de las mujeres” que você pode ler gratuitamente neste link:  https://buff.ly/37a9G5a

O capítulo (p. 177-195.) contém uma análise sobre os significados, potencialidades e limitações das chamadas estratégias econômicas alternativas no atual contexto latino-americano, compreendendo uma diversidade de iniciativas de base popular territorial, coletiva ou comunitária, urbana e rural, baseadas em princípios e valores de solidariedade que privilegiam o trabalho e o ser humano como sujeito e fim da atividade econômica, orientado para o bem viver, em harmonia com a natureza. As reflexões apresentadas são fruto dos debates realizados na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, durante a Conferência Internacional “Políticas Públicas, Estratégias Econômicas Alternativas e Direitos Econômicos das Mulheres”, realizada em novembro de 2018.

15/10/2020
E-book “Trabalho infantil e pandemia: diagnóstico e estratégias de combate” coordenado pelos professores Fabiana Mota e Zeu Palmeira, do Departamento de Direito Privado.
A publicação tem 19 artigos que tratam do trabalho Infantil em 8 aspectos. Baixe agora e boa leitura: