Pesquisa aponta crescimento dos laboratórios de inovação no setor público

O professor Hironobu Sano, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou os resultados da pesquisa “Laboratórios de Inovação no Setor Público: Mapeamento e Diagnóstico de Experiências Nacionais”. O estudo disponível neste link traça um panorama dos 43 Laboratórios de Inovação no Setor Público (Lisp) identificados no mapeamento, presentes nos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e também no Ministério Público, contemplando as esferas federal, estadual e municipal, distribuídas por todas as Regiões brasileiras. 

O estudo revelou que a maioria dos Lisp está no Poder Executivo, seguido do Judiciário e Legislativo. A análise foi realizada a partir de um questionário baseado na literatura sobre inovação no setor público e aplicado a 13 Lisp selecionados para a etapa de entrevistas e visita técnica. Um dos destaques é o fato de que, em geral, os laboratórios adotam a perspectiva da cocriação, ou seja, atuam a partir de processos participativos e utilizam metodologias ágeis no ciclo da inovação: geração de ideias, prototipagem, experimentação e implementação de inovações.

Outro dado é que 77% dos Lisp avaliados foram criados a partir de propostas de servidores e lideranças, indicando que o processo participativo ocorre na própria dinâmica de sua formação. Além disso, 12 laboratórios já implementaram inovações, embora ainda precisem avançar em termos de mensuração dos resultados e na análise das melhorias nos serviços públicos.

Para o professor Hironobu Sano, o estudo é importante por apresentar, com dados e análise científica, o crescimento da busca pela inovação no setor público: “Desde a primeira iniciativa, em 2010, percebe-se que há um interesse crescente das organizações públicas com a inovação, revelando uma preocupação mais explícita com os resultados de sua atuação e, portanto, na entrega de valor público”, destaca. 

O trabalho foi divulgado nos Cadernos ENAP, uma publicação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), instituição vinculada ao Ministério da Economia, e foi realizado no âmbito do Programa Cátedras Brasil, com seleção realizada em 2018.

CÁTEDRAS BRASIL
O programa tem como objetivo contribuir com o fomento de pesquisas científicas que levem ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área de gestão pública, além de disseminar o conhecimento gerado para qualificar e inovar nos processos de gestão. Os projetos vencedores passaram pelas fases de análise e arguição e levaram em conta o mérito da proposta e a relevância para a Administração Pública Federal.

Hironobu Sano é coordenador do Núcleo de Inovação na Gestão Pública e professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da UFRN.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*