Socorro presente! Nossas despedidas e o nosso respeito ao seu protagonismo na nossa profissão
O Departamento de Serviço Social (DESSO), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, lamenta a morte da Professora Maria do Socorro Freire, em decorrência de complicações da Covid-19. Figura humana singular em sua trajetória como docente, militante e cidadã do mundo, da qual nos deixou um grande legado pela sua história de compromisso com a educação numa perspectiva crítica, voltada para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, menos desigual, em que os direitos do(a) cidadão(ã) sejam garantidos.
Com este espírito combativo integrou o quadro docente do Departamento de Serviço Social da UFRN nas décadas de 70, 80 e 90 (atualmente aposentada), onde participou efetivamente das atividades docentes com competência teórica, ética e política. Ao mesmo tempo, integrou a comissão de assessoria na elaboração e implantação do currículo mínimo de 1982 no DESSO, em um contexto do processo de Renovação do Serviço Social, em sua Intenção de Ruptura; currículo mínimo que visava a ampliação de uma formação profissional numa nova direção social hegemônica no seio acadêmico-profissional, numa perspectiva crítica, a qual veio a se consolidar na elaboração das Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovada pela categoria em 1996 e aprimorada pela Comissão de Especialistas em documento de 1999.
Ainda neste período integrou a gestão da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (na época ainda Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS), quando a presidência ficou sob a responsabilidade da UFRN, através do Departamento de Serviço Social, representada pela Professora Justina Iva da Silva. Com seu espírito combativo e de luta, ainda como docente, participou da construção da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN), durante o período da Ditadura, e permaneceu fazendo parte das assembleias em vários momentos de greves e manifestações de luta dos direitos dos(as) docentes no âmbito da academia. Engajada nas lutas sociais, Socorro Freire, ainda na UFRN (e depois de aposentada), foi assessora da Federação dos (as) Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte (FETARN).
Socorro Freire, como mestre em Educação, foi uma excelente professora e grande companheira de trabalho pelo seu empenho e compromisso com a formação profissional do(a) assistente social, em um momento histórico em que se construía as bases teórico-metodológicas e ético-políticas do Projeto Ético Político Profissional. Sua história vinculada as lutas sociais no âmbito da academia, seja na vida acadêmica, através do curso de Serviço Social, seja no movimento docente, através da Associação Docente – ADURN, bem como junto aos(às) trabalhadores rurais, no âmbito da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, deixa para todos nós que fazemos o DESSO, o testemunho de uma vida de fé, amor, perseverança, força e resistência no enfrentamento dos desafios que lhes foram postos em sua caminhada como pessoa, profissional e cidadã do mundo, que teve a coragem, mobilizada por este espírito de luta, em ter contribuído: na construção da trajetória histórica-intelectual da profissão do Serviço Social; na conquista dos direitos dos(as) docentes no âmbito da academia; dos direitos dos(as) trabalhadores(as) rurais; e, sobretudo pela igualdade social, pela justiça social, pela democracia e pela liberdade.
O DESSO se solidariza com os familiares e amigos(as) de Socorro Freire, neste momento de dor e sofrimento, rogando a Deus que conforte a todos(as) para que possam enfrentar esta incomensurável partida da companheira para uma nova morada, com serenidade e resignação. E, com certeza, com este currículo, fruto de um trabalho realizado com muita fé e perseverança, comprometido com a causa dos desiguais, e sendo a figura humana singular que foi, servirão de passaporte para uma acolhida amorosa em sua nova morada na casa do Pai, agora como cidadã da pátria espiritual.
Natal, 28/06/2020
0 Comments