O Departamento de Economia (Depec) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, lançou nesta semana, o Texto para Discussão “A Pandemia da Covid-19 e a Desigualdade de Renda no Brasil: Um Olhar Macrorregional para a Proteção Social e os Auxílios Emergenciais”. O texto pode ser acessado neste link e examina os possíveis desdobramentos da pandemia e dos auxílios monetários emergenciais propostos pelo governo para a desigualdade de renda corrente no Brasil.
O paper foi produzido pelo professor Cassiano Trovão, do Depec, e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD) e do Núcleo de Análise Econômica Multissetorial, Estratégica e Conjuntural (NEMEC), da UFRN. A hipótese que embasa o trabalho é a de que o padrão de distribuição da renda em 2019 não apenas retrata as desigualdades estruturais e historicamente, como levanta desafios para o enfrentamento da crise da Covid-19 e evidencia o papel central que as políticas sociais representam para a sustentação da renda das famílias em momentos de crise.
A produção conclui, dentre outros fatores, que milhões de brasileiros sofrerão com a crise atual e o nivelamento pela pobreza da classe trabalhadora a ela associado. Ressalta ainda, que a ausência de programas mais robustos de proteção às famílias por parte do governo brasileiro e o achatamento da classe trabalhadora, associados ao aumento da extensão da pobreza, podem implicar um caminho ainda mais longo para se alcançar uma sociedade mais justa no futuro pós-pandemia.
0 Comments