Artigo aponta determinantes para sobrevivência de infectados com Covid-19

O Núcleo de Economia Aplicada e Conjuntura (NEAC), do Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, divulgou o boletim “Sobrevivência dos Infectados pela Covid-19 em Natal/RN e seus determinantes”, produzido por Gabriella Cavalcanti, Mestre em Economia pela UFRN. As informações estão disponíveis no Boletim nº. 14 que  pode ser acessado neste link.

O estudo completo com análises e representações gráficas se baseia em dados apresentados pela a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) em 23 de Maio de 2020. A análise apresenta informações como a de que a média de idade das pessoas que faleceram por causa da Covid-19 é de 61 anos e 90% desses apresentavam alguma comorbidade preexistente, com média de 13 dias entre o início dos sintomas pelo infectado e o seu óbito.

A pesquisa ainda destaca que, a partir do 13º dia de sintomas, a tendência é de que os moradores da Zona Sul e da Zona Leste passam a ter maior probabilidade de sobrevivência na comparação com os residentes nas demais zonas de Natal, provavelmente por possuírem maior acesso a serviços de saúde mais complexos tanto devido à proximidade a equipamentos hospitalares que dispõem de UTI, respiradores e equipamentos mais tecnológicos, quanto porque dispõem de maior renda. 

Desde o início da Pandemia, a equipe do Neac vem produzindo boletins com informações atualizadas e enfoque local que podem ser consultados neste link. Os documentos apresentam dados como distribuição espacial de variáveis como renda, número de agências bancárias, número de respiradores, dentre outros e tem o objetivo de levar informação à sociedade em geral e contribuir para que ações individuais, coletivas e governamentais sejam realizadas em prol da contenção da doença no estado.

Outras informações podem ser consultadas no Instagram e Facebook do Núcleo ou no e-mail neac.depec.ufrn@gmail.com. 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*