Núcleo publica estudo sobre negócios agropecuários dirigidos por mulheres

 

O Grupo de Estudos em Economia e Políticas para o Desenvolvimento Rural (NERUR), do  Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou a nota técnica “Perfil e dificuldades dos estabelecimentos agropecuários no Rio Grande do Norte dirigidos por mulheres com base no Censo Agropecuário 2017” com reflexões sobre o papel a atuação das mulheres no meio agropecuário.

O estudo desenvolvido pela professora Dr.ª Alice Aloísia da Cruz pode ser acessado neste link e apresenta uma análise com dados técnicos sobre o papel da mulher no setor agropecuário, tradicionalmente masculino, que tem aumentado no Brasil nos últimos anos. A pesquisa ainda reflete sobre os dados do Rio Grande do Norte, que, de acordo com o Censo de 2017, possui 63.452 estabelecimentos agropecuários, sendo 10.016 dirigidos por mulheres.

A nota traz uma reflexão sobre dados socioeconômicos e conclui que apesar da participação feminina no comando de estabelecimentos agropecuários estar aumentando ao longo dos anos, ainda se encontram em maior vulnerabilidade no RN. A autora ainda destaca a necessidade de se pensar em políticas que melhorem as condições de trabalho e produção nos municípios potiguares de modo que os produtores consigam auferir maior renda e produtividade, em especial para as mulheres, para que haja maior valorização, respeito e independência financeira das mesmas no meio rural.

NERUR
O Grupo, fundado em 2018, é composto pelos professores doutores Thales Augusto Medeiros Penha, Alice Aloísia da Cruz e João Matos Filho, do Depec, e conta com alunos de iniciação científica da graduação da UFRN. Nesse período de isolamento social, o grupo já produziu seis Notas Técnicas e tem a meta de produzir semanalmente e disponibilizá-las para consulta pública neste link

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*