#CCSAjuntos – Dica do NADis para promover acessibilidade

De acordo com a Política para Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas da UFRN, estabelecida pela Resolução Nº 026/2019-CONSUNI, de 11 de dezembro de 2019 a inclusão envolve um processo de reforma sistêmica, incorporando aprimoramentos e modificações em conteúdo e métodos de ensino.

Pessoas com Necessidades Específicas em nosso contexto educacional são aquelas que apresentam, em caráter permanente ou temporário, barreiras que limitem ou impedem a participação nas atividades acadêmicas desenvolvidas pela instituição. E que em decorrência dessas barreiras podem requerer apoio institucional especializado no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, a fim de que sejam oportunizadas a equiparação de condições.

E dentre os serviços, oferecidos pela UFRN, para apoiá-lo se encontra o laboratório de acessibilidade que é responsável pela produção e adaptação de textos em formato digital acessível.  Um serviço de apoio ao docente e discente no processo de ensino-aprendizagem-avaliação.

O seu curso tem discente com deficiência visual?

  • O laboratório de acessibilidade pode te ajudar com a adaptação do material didático.

Como acessar os serviços do laboratório?

Autor/Título Capítulo Intervalo  de Páginas Data em que o texto será utilizado Componente Curricular

Docente

MORGAN, Goreth Cap. 8 239-278 Retorno das aulas Organização, Processos e Sistemas

Francisco Silva

 

Preparação do material:

Formato:

PDF acessível e Word

Estética:

Material limpo, sem rasuras ou rabisco.

Imagens, tabelas e gráficos:

Recomendável descrição do docente responsável pelo conteúdo.

Quanto ao prazo

Texto pequeno (até 50 páginas) – mínimo de 3 dias de antecedência;

Texto médio (de 51 a 100 páginas) – mínimo de 1 semanas de antecedência;

Texto grande (acima de 100 páginas) – de 2 a 3 semanas no mínimo;

Livro completo – mínimo de 1 mês.

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