O Grupo de Estudos em Economia e Políticas para o Desenvolvimento Rural (NERUR), do Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou a nota técnica “Desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável na produção de banana nos vales úmidos potiguares: um estudo do assentamento no Vale do Punaú” com informações atuais e impactos causados pela Pandemia do novo Coronavírus.
O estudo pode ser acessado neste link e apresenta uma análise com dados técnicos que apontam os desafios da produção de banana, dados socioeconômicos da produção e dados do “Grupo de Ações Integradas” formado por instituições que atuam na região do Vale do Punaú desde agosto de 2017 para viabilizar melhorias no processo de gestão que incluem áreas como produção, comercialização e logística para atender as 25 famílias do assentamento em análise.
Sobre os impactos da pandemia na produção, o estudo aponta que há uma redução da oferta de banana nos diversos canais de comercialização, provocando aumento do preço da fruta. Sendo assim, até o presente momento, os produtores do assentamento estão conseguindo manter/aumentar os rendimentos advindos da banana e espera-se que a receita anual da banana em 2020 para os assentados seja maior, caso eles mantenham a produção.
A nota foi desenvolvida com dados da parceria firmada com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Banco do Nordeste e associações de produtores de Rio do Fogo e Maxaranguape.
NERUR
O Grupo, fundado em 2018, é composto pelos professores doutores Thales Augusto Medeiros Penha, Alice Aloísa da Cruz e João Matos Filho, do Depec, e conta com alunos de iniciação científica da graduação da UFRN.. Neste período de isolamento social, o grupo tem a meta de produzir uma nota semanal e disponibilizar para consulta pública neste link.
0 Comments