Pesquisadores analisam possíveis impactos da crise econômica sobre o mercado leiteiro

 

O Grupo de Estudos em Economia e Políticas para o Desenvolvimento Rural (NERUR), do  Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, publicou sua terceira nota técnica com uma análise sobre o momento de pandemia que estamos vivendo e os impactos no mercado leiteiro, principalmente o potiguar – clique aqui para acessar.

Na nota, os pesquisadores da Universidade fazem uma análise sobre a importância da economia leiteira nos mercados local, nacional e internacional, e apontam medidas e políticas para contribuir com a consolidação da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Norte e mitigar os possíveis efeitos da crise sobre o consumo e produção de leite do setor. 

NÚMEROS
A nota técnica aponta que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 a pecuária leiteira representou mais de 60% do valor total gerado pela produção de origem animal em 136 municípios potiguares. A produção de leite gerou um valor de R$ 452,648 milhões, representando 62,72% do valor total da produção de origem animal do RN.

De acordo com os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM-IBGE), em todos os 167 municípios potiguares houve produção de leite em 2018, sendo a média municipal de 1.668,59 mil litros de leite, com destaque para o município de Caicó que foi o maior produtor com 15.421 mil litros de leite.


0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*