Estudantes do curso de Direito da UFRN faturaram três prêmios no VI Campeonato Nacional de Debates, realizado de 15 a 17 de novembro, na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), na capital do Espírito Santo. Ao todo, oito estudantes do projeto de extensão União de Debates Competitivos (UDC/RN) participaram do evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD), enfrentando 88 duplas de outras universidades públicas e privadas, de todo o Brasil.
Os estudantes Danilo Andrade (UFRN) e Jamilla Peixoto (USP) formaram a turma campeã geral do torneio. Já Guilherme Pereira e Inaam Rachid. conseguiram primeiro lugar na categoria de debatedores iniciados (com menos de 1 ano de prática). Giovanni Begossi, concluinte do curso de Direito trouxe dois prêmios para Natal, ficando em primeiro lugar no Campeonato de Oratória e segundo melhor debatedor individual. Além deles Eduardo Denis e Lucas Fagundes ainda conseguiram avançar na competição até as quartas de final.
A equipe ainda se destacou tendo o estudante Lucas Medeiros como escolhido para ser adjudicador, uma espécie de juiz para julgar as eliminatórias da competição. Além do campeonato, os estudantes participaram do Congresso Brasileiro de Oratória Argumentação e Discurso realizado em Vitória nos dias 13 e 14 de novembro.
PROJETO
A UDC/RN existe desde 2017 e tem o objetivo de fomentar a criação de um circuito local, regional e nacional de debate competitivo no Brasil, organizando debates no modelo British Parliamentary entre estudantes de diversos cursos da UFRN. Apesar de pouco tempo de existência, o grupo vem alcançando destaque em competições locais, nacionais e até internacionais. Em abril deste ano, a equipe conseguiu um feito inédito para o Brasil, ao se tornarem campeões mundiais da Língua Portuguesa de Iniciados em competição realizada em Lisboa, Portugal. Outras informações no Facebook e Instagram do projeto.
0 Comments