Incubadora OASIS realiza atividades da Semana de Ciência e Tecnologia em cidades do interior

 

A Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza a partir de hoje, até sexta (25), feiras de ciências e ações educativas com alunos de escolas públicas Pureza, Galinhos e Jandaíra, dentro da programação da 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

A programação engloba a exposição de resultados de pesquisas de alunos do ensino fundamental, desenvolvidas com apoio da equipe da Incubadora, oficinas nas escolas e debate com as comunidades.  A partir do tema central da SNCT, a Oasis aborda efeitos do sistema de produção e distribuição de energia eólica em municípios potiguares com base na questão: Bioeconomia, Desenvolvimento e Sustentabilidade: Que ventos sopram e movem a energia eólica?

A primeira parada do grupo será na Escola Municipal Maria do Livramento, na comunidade de Bebida Velha, município de Pureza.no município de Pureza. Na quinta (24), Galinhos recebe a equipe da Oasis que realizarão atividades na praça principal da sede do município em parceria com as Escolas Municipais Professor Freitas e José Augusto Varela. Já na sexta (25), as ações acontecem em Jandaíra, nas Escolas Municipais Prefeito José Assunção Costa e José Maria dos Santos. 

Cerca de 1600 alunos das escolas públicas estão envolvidos nas ações de projeto que tem financiamento da Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além deles, 10 alunos da UFRN, dos cursos de Administração, Nutrição, Agronomia, Design e Gestão Hospitalar, lideram a organização e a realização das atividades por parte da Incubadora.

Em novembro, as ações da Oasis/CCSA terão continuidade nos municípios de Japi (escolas municipais José da Costa Medeiros e Deputado José Marcílio de Medeiros Furtado e Creche Municipal Meninos Japinenes) e Pedra Grande, na comunidade de Enxu Queimado (Escola Municipal Professor Joaquim Faustino de Souza).

A SNCT é realizada pela Coordenação de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. Em 2019, o CNPq apoia mais de 300 projetos em duas linhas: Linha A – Projetos de Abrangência Estadual ou Distrital; Linha B – Projetos de Abrangência Intermunicipal. Acompanhe as ações pelas hashtags #SNCT2019 e #OasisUFRNnaSNCT2019 Outras informações sobre a SNCT estão disponíveis em https://snct.mctic.gov.br.

INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA
A programação no município de Jandaíra se estende até o sábado (26), quando será realizada mais uma edição do Projeto Oasis de Intervivência Universitária. A ação deve reunir cerca de 90 estudantes da educação básica de escolas públicas de três municípios: além de Jandaíra, Parazinho e Galinhos. Trata-se de projeto na educação básica por meio de ações de educação complementar que envolvem oficinas, apresentações técnicas, debates e gincana com ênfase, desta vez, em meio-ambiente (em sintonia com a temática da bioeconomia da SNCT 2019). 

O projeto de extensão Oasis de Intervivência Universitária surgiu em 2008 fomentado pelo edital conjunto entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, CT-Agronegócio/ Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nº. 23/2008. Esta é a sexta turma da Intervivência Universitária que já teve participação de 12 diferentes municípios do interior do Rio Grande do Norte promovendo educação a cerca de 1000 estudantes. Cada edição tem duração de dois anos e a previsão é que as atividades se estendam até 2020.

Outras informações podem ser consultadas através das redes sociais da Oasis no Facebook e Instagram.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*