Excepcionalmente esta semana, o Cine CCSA terá a sua exibição amanhã (1), a partir das 17h, com exibição do curta-metragem “O morador do 1101”, dirigido por Carito Cavalcanti, Fernando Suassuna e Eli Santos e o longa-metragem “A decadência de uma espécie”, dirigido por Volker Schlöndorff. A sessão acontece no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 1).
“O morador do 1101” é uma ficção com vários questionamentos: Quem é esse morador? O que há por trás daquela porta? Há os que afirmam conhecê-lo e os que admitem nunca tê-lo visto. Mas todos têm opiniões formadas; todos têm algo a dizer. Entre certezas e dúvidas, muitas portas se abrem e se fecham. E nada é o que parece ser. Esta é a premissa que guia o curta potiguar e, após a exibição, acontece um debate com autores da produção local.
Já o longa destaca A República de Gileade, um estado totalitário que tenta usar a Bíblia para fundamentar seus atos. Neste país qualquer mulher que comete um delito, homossexualismo está entre eles, ou que é estéril, vai para as colônias penais, se ela for fértil se tornará uma “serva”. Como apenas 1% das mulheres são férteis, estas “servas” são obrigadas a terem relações sexuais com quem o governo determina e é bom ficarem grávidas, pois o defeito nunca é do homem. Simultaneamente um movimento de resistência se inicia e começa a desafiar o regime.
Além das mostras e do debate, o Cine CCSA conta ainda com o sorteio de vales-compras na Cooperativa Cultural, do Centro de Convivência da UFRN.
0 Comments