O Aluno Marcos Vinicius Fidelis Bezerra, do Curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, foi o um dos quatro brasileiros selecionados para a 10ª edição do Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundação Marcelino Botín, sendo também, o primeiro potiguar a ser selecionado em todas as edições do programa.
Além de aluno do 9º período do curso de Direito, Marcos é servidor da UFRN lotado na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Para ele, essa é uma oportunidade de aprender e compartilhar conhecimento. “Aos 18 anos, tomei a decisão de me tornar servidor público e aí, inegavelmente percebi que tinha vocação, só que eu não sabia se isso ia contar como ponto positivo ou negativo para a seleção. Arrisquei e deu certo. A participação nesse programa se une ao meu desejo de trazer o conhecimento e de poder contribuir com meu trabalho, enfim, com minha cidade”, ressalta.
O projeto deve acontecer no período de 27 de outubro a 6 de dezembro e os estudantes terão vivências através de capacitações, participação em atividades externas, visitas técnicas a instituições, até programações para desenvolver múltiplas habilidades, como lidar com risco e tempo, por exemplo. Os selecionados passarão pelos Estados Unidos, Espanha e concluem o intercâmbio na Colômbia, em uma comemoração pelas 10 edições do programa.
Marcos ainda destaca que o programa vai além do serviço público como senso comum. “É importante dizer que essa função engloba as ações de interesse social, público, envolvendo tanto setor público quanto setor privado com atuação para o social, para o público. Daí o objetivo é integrar, mostrar que a américa Latina tem problemas comuns e ao mesmo tempo soluções comuns, promovendo a integração entre os estudantes”, registra.
A professora Michele Elaili, do Departamento de Direito Privado (Dipri),da UFRN, foi uma das primeiras pessoas que acreditou em Marcos e deu todo apoio para ele se inscrever no programa: “Alunos como Marcos fazem com que não apenas eu me sinta orgulhosa, mas toda a UFRN se regozija com a certeza de que ele é merecedor desta oportunidade e será brindado com uma experiência ímpar para sua vida, desde o idioma, o intercâmbio de conhecimentos com pessoas de outros países à chance de viver uma rotina diferente em outro continente”.
Este ano, 6315 candidatos se inscreveram na seleção de 20 diferentes países da América Latina, sendo que apenas 32 foram selecionados. O programa pretende impulsionar o desenvolvimento da américa latina através da formação e potencialização de lideranças latino-americanas voltada a jovens da graduação que desejam se comprometer com o setor público. A lista com os selecionados nesta edição está disponível neste link.
FUNDAÇÃO
A Fundación Botín, de origem espanhola, foi criada em 1964 e tem como missão contribuir para o desenvolvimento global da sociedade, de modo a identificar e apostar em seu talento criativo, explorando novas formas de geração de riqueza cultural, social e econômica.
Para realização de seus objetivos, a Fundación Botín possui um programa de desenvolvimento artístico e cultural e três programas de desenvolvimento socioeconômico: de educação, ciência e desenvolvimento rural. Para mais informações sobre a fundação, acesse: www.fundacionbotin.org.
0 Comments